quinta-feira, 29 de outubro de 2009
O Silmarillion "iluminado" e o Livro de Kells
Um artista plástico alemão, recentemente, elaborou uma versão com iluminuras do Silmarillion . Benjamin Harff se esbaldou usando o entrelaçado e ornatos típicos dos manuscritos medievais célticos, em especial o Livro de Kells, que é um dos maiores tesouros artísticos nacionais da Irlanda, contendo mais de trezentos fólios ilustrados, iluminando os quatro Evangelhos.
Vejam abaixo uma página do Livro de Kells para comparação ( cores , estilo das iluminuras e o tratamento dado ao papel para " envelhecê-lo", tudo muito similar.Ele não chegou a mencionar na entrevista qual era o livro de caligrafia medieval que teria inspirado Tolkien mas, sem dúvida, que o Livro de Kells devia ter sido mencionado explicitamente no contexto porque acho difícil crer que não tenha sido ele a principal referência.
Sintomaticamente, como é típico mesmo nos países de língua inglesa, ninguém chegou a comentar a tremenda similaridade plástica entre os dois livros, como se não quisessem despertar um monte de associações inapropriadas entre as mitologias de Tolkien e a arte "céltica" com a qual ele tinha uma relação tão disfuncional.
Sei que eu quero esse negócio na minha patinha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário