sexta-feira, 5 de março de 2010

Tuatha Dé Danann e os Elfos de Tolkien



Outro dia no forum da Valinor que , recentemente sofreu uma cataclismica perda de dados correspondente as atualizaçoes dos ultimos quatro meses Anwel escreveu isso dai:

O que eu já li no livro "Explorando o Druidismo Celta", é que os Tuatha Dé Dannan era uma antiga família de "deuses", filhos de Dannan, ou Danu.

Até onde eu entendi o livro, não tem nada correlacionado com os elfos.


Bom, os Tuatha Dé Danaan, assim como os elfos Noldor de Tolkien, eram detentores de grande poder mágico, eram "imortais" mas podiam morrer por desgosto ou ferimento físico superior ao seu dom de regeneração, tinham uma pátria paradisíaca além do Oceano Ocidental ( País do Verão, Tir na Nog ou Hy Brazil), exatamente igual a Aman, reencarnavam do mesmo modo que os elfos de Tolkien reencarnavam no começo do Legendarium, viviam entre "dois Mundos" como o Glorfindel depois de reencarnado e trazido de volta à Terra Média, chegaram à terra da Irlanda e enfrentaram ou entraram em acordo com seres "aparentados" com eles próprios que tinham características monstruosas ou "menos luminosas" ( os Firbolg, paralelos aos Moriquendi, elfos cinzentos e os Fomoire, paralelos aos Orcs.



Vale ressaltar que o nome dos Fomoire ( "submarinos") lembra na fonética e no significado um nome alternativo dos Teleri, Falmari, "elfos das ondas"). Os Tuatha tinham como base de operações do seu Grande Rei , mesmo título dado ao Rei Supremo dos Noldor ( High King) que governava os outros reis menores, um monte chamado Tara, lembrando o nome da habitação original daquele que seria High King dos Noldor mais tarde, o monte Taras de Turgon em Vinyamar.

Também um dos Tuatha, Nuada "Mão de Prata" ( "coincidentemente" o mesmo significado de Celebrimbor) perdeu uma mão na guerra com os Firbolg e abdicou do trono em favor de Bres, o formoso, assim como Maedhros perdeu uma mão e abdicou da soberania dos Noldor em prol de seu tio , Fingolfin. Também os Tuatha Dé Danan queimaram os seus barcos quando chegaram na Irlanda assim como os Noldor queimaram os deles , apenas por um motivo diferenciado da mesquinharia de Fëanor ( mas a traição e o medo de deserção também eram a explicação).

E essa lista não exaure as similaridades, tem muito mais de onde elas vieram e só agora estão sendo devidamente estudadas mesmo em inglês. Então, Anwel, pode ter certeza que existe sim MUITA similaridade entre os Noldor e os Tuatha Dé Danaan , por mais que Tolkien declamasse em verso e prosa sua "certa aversão " pela mitologia céltica e os "ares" e a língua da Terra da Irlanda. Algumas dos Tuatha De Danaan foram inspiraçao para outros personagens do Legendarium alem dos proprios elfos, inclusive alguns dos Valar como Orome e Ulmo e aspectos de Yavanna, Vana, e Tilion, alem de Tom Bombadil e Goldberry.




OsTuatha de Danaan como aparecem no universo Marvel


Excelente página sobre isso em português:

http://www.templodeavalon.com/modules/mastop_publish/?tac=Tuatha_D%E9_Dannan

Quem quiser ver mais sobre isso pode dar uma olhada no ensaio da Dimitra Fimi , Mad Elves and Elusive Beauty, some celtic strands in Tolkien's mythology.


"Mad" Elves and "elusive beauty": some Celtic strands of Tolkien's mythology (http://de-vagaesemhybrazil.blogspot.com/2009/09/mad-elves-and-elusive-beauty-some.html)

Aí no blog está postado com as belíssimas ilustrações de Jim Fitzpatrick feitas para seus dois albuns sobre mitologia celta.


Tambem comentaram a tese de que os irlandeses cristianizados identificaram seus "elfos", os sidhe com anjos semi-caidos que ficaram neutros na batalha com os Anjos Rebeldes

Dunstran, aonde vc leu sobre esses "indecisos" , numca ouvi falar deles, mais acho q gostaria de saber mais sobre esse assunto.

Essa é uma explicação popular nos manuscritos medievais para explicar o povo das fadas Leniel. Como acontecia com outras religiões, os seres místicos "pagãos" eram associados com os anjos caídos mas o texto medieval que popularizou essa noção dos "elfos" sendo neutros na guerra do Céu e , por isso, terem caído teve sua fonte principal no Navigatio Sancti Brendani abbatis (The Voyage of Saint Brendan the abbot) do século 9. Tolkien ,inclusive, fez um poema, Imram, baseado nesse texto, incluído em HoME IX. A Viagem de São Brandão e seus antecessores célticos não cristãos como a viagem de Maeldun, são a base para a história de Eärendil.

http://tolkiengateway.net/wiki/Imram

Está sendo traduzido para o português aí
http://navigatio.incubadora.fapesp.br/portal/brendani e a versão em inglês foi salva do cache do Google e postada aí

http://de-vagaesemhybrazil.blogspot.com/2009/10/nauigatio-sancti-brendani-abbatis.html

Textos excelentes falando sobre a obra aí:

http://publicacoes.unigranrio.com.br/index.php/reihm/article/viewFile/472/463

http://www.brathair.com/revista/numeros/03.02.2003/folclore.pdf

Essa é a tal conversa que São Brandão teve com um dos espíritos sob a forma de um pássaro no "Paraíso dos Pássaros" ( lembranças de Elwing e sua forma de gaivota e depois sua forma alada em Valinor)onde o espírito falou dos motivos da queda da sua estirpe, o fato de terem ficado "em cima do muro".

* A idéia dos elfos "malignos" pode ter a ver com a supressão do paganismo pela cristandade. Segundo uma lenda popular na Escandinávia medieval,A idéia dos elfos "malignos" pode ter a ver com a supressão do paganismo pela cristandade. Segundo uma lenda popular na Escandinávia medieval, quando Lúcifer se rebelou contra Deus, muitos anjos se uniram à rebelião, muitos outros ficaram do lado "divino, mas houve um grupo que ficou "em cima do muro": nem se aliaram ao Diabo, nem lutaram contra ele. Os anjos rebeldes foram lançados no inferno, mas os anjos "indecisos" foram condenados apenas a abandonar o Céu e a viver na Terra. Segundo a lenda, esses anjos são os ancestrais das fadas - às vezes identificadas com os elfos da luz -, dos anões e dos demais "espíritos" e "gênios".


Trata-se , sim, de uma lenda medieval popular, só que essa história não é escandinava, é gaélica e irlandesa na sua origem. Essa preocupação de situar os "elfos" na hierarquia cristã dos seres criados por Deus era típica da Escócia e da Irlanda em seus textos medievais e essa tensão se comunicou aos ingleses depois que eles anexaram os dois estados à Grã-Bretanha.

Thereupon one of the birds flew off the tree, and in his flight his wings had a tinkling sound like little bells, over to the boat where the man of God was seated; and, perching on the prow, it spread out its wings in token of gladness, and looked complacently towards St Brendan. Then the man of God, understanding from this that his prayer was granted, addressed the bird: ‘If you are a messenger from God, tell me whence have those birds come, and why this concourse of them here?’ The bird at once made answer: ‘We are partakers in the great ruin of the ancient enemy, having fallen, not by sin of our will or consent, but soon after our creation our ruin resulted from the fall of Lucifer and his followers. The Almighty God, however, who is righteous and true, has doomed us to this place, where we suffer no pain, and where we can partially see the Divine presence, but must remain apart from the spirits who stood faithful. We wander about the world, in the air, and earth, and sky, like the other spirits on their missions; but on festival days we take the shapes you see, abide here, and sing the praises of our Creator.


Mas onde foi que esses "espíritos" acabaram associados, explicitamente, com os "elfos"? Aí eu recorro ao livro do Prof. Shippey , the Road to Middle Earth, onde ele, complementando o comentário da fonte mais antiga achada pela Dimitra Fimi,esclarece:


This is not, for once, the Beowulf-poet, who took a strong line
on ylfe or elves, putting them into a list with 'ettens' and indeed
with 'orcs' - a very stern view of all non-human and unchristian
species. But at least one other English poet preceded Tolkien in
being less sure, the author of the legend of St Michael in The Early South English Legendary, written about 1250. Tolkien never mentions reading this, but it is unlikely that as a medievalist he did not. What the Middle English poet has to say, in essence,is that in the war between God and Satan for men's souls, there may perhaps be neutrals. In the War in Heaven not all the angels were whole-heartedly for God or for Lucifer. The ones who inclined toward the devils without actually joining them are accordingly confined in tempests till Doomsday, when they will go to Hell.Correspondingly, those who wavered towards God have been sent from Heaven to Earth, where 'they will be in a certain pain up to the end of the world, but at Doomsday they shall return to Heaven. Others are still in the Earthly Paradise, and in other places on Earth, doing their penance.' Both good and evil spirits come to Earth to protect or corrupt men, but these neutrals can be seen too:



And ofte in fourme of wommane: In many derne weye
grete compaygnie men i-seoth of heom: bope hoppie and
plei3e,Pat Eluene beoth i-cleopede: and ofte heo comiez to toune,And bi daye muche in wodes heo beoth: and bi ni3te ope hei3e dounes.Pat beoth pe wrechche gostes: Pat out of heuene weren i-nome,And manie of heom a-domesday: 3eot schullen to reste come.


And often men see great numbers of them, shaped like women,
dancing and sporting on many dark paths. These are called
Elves (my italics), and often they come to town, and by day they are usually in the woods, by night on high hills. Those are the wretched spirits that were taken from Heaven. And at Doomsday many of them shall still come to rest.




A Chegada dos Tuatha De Danaan em meio a nuvens provocadas por sua feitiçaria ou pelo incendio de seus barcos (ou ambos, como em Slaine, o Deus de Chifres na versao de Pat Mills

Então o texto é a Lenda de São Miguel, compilada no século XIII, bem posterior ao texto medieval contendo a história de São Brandão e incluída nesse tal aí (ahhh , como tudo é fácil hj em dia com a Internet, não é mesmo?)

http://en.wikipedia.org/wiki/South_English_Legendary

Vocês vêm que foi dai que Tolkien concebeu a idéia de que os Noldor caíram, não por seguirem Melkor, mas por não obedecerem aos Valar e repudiarem sua vassalagem. Em certo sentido, eles são mesmo "anjos caídos" por não terem tomado partido numa guerra de forma adequada contra o "Morgoth".

Entrevista com a Dimitra Fimi, a primeira especialista moderna a destacar de forma sistematica o debito de Tolkien para com os Tuatha de Danaan

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